terça-feira, 5 de outubro de 2010

22 anos de Cidadania


Hoje 5 de outubro de 2010, já se vão exatos 22 anos de promulgação da Constituição Federal do Brasil, a Constituição Cidadã como bem a chamava o grande e saudoso Ulysses Guimarães.
A Carta Magna foi resultado de um grande processo de reestruturação da democracia no estado brasileiro, foram muitos anos de luta até enfim prevalecer o apelo popular, ja não dava mais para ignorar a população que tinha aberto os olhos para as atrocidades cometidas pelo período ditatorial. Pois bem, com mais de vinte anos de ditadura militar, o Brasil enfim promove a Assembléia Nacional Constituinte em 1 de Fevereiro de 1987, e foram 20 meses de trabalhos, discussões, debates e idéias postas à mesa, uma constituição que foi feita para o povo e pelo povo, através de seus representantes, claro versando sobre interesses de varias classes da sociedade brasileira, ainda assim não se pode negar, que no papel, os mais 'vitoriosos' foram as clausulas que versam sobre interesses sociais. Direito de igualdade, acesso à saúde educação... Não existe duvida que a Constituição é sim cidadã, ainda que não consigamos exercer sua funcionalidade plena.
A situação preocupante, é o cenário político atual do Brasil, acabamos de sair de uma eleição geral, para presidente formação do Congresso Nacional e de governadores, e o que se viu não foi apenas o exercício da democracia e do maior ato de cidadania, o voto. Viu-se outrossim foi a vontade de uma personalidade notória ser exercida, quase massacramos a oposição e ainda estamos prestes a eleger uma candidata de situação para governar o país, pessoalmente e ideologicamente, sou a favor do PT, no entanto, muito se perdeu da ideologia inicial deste partido, e agora, eu Temo pelo futuro da nação, Oposição é chata, no entanto é necessária. Rezemos agora, caros leitores, para que o nosso país tenha um belo futuro pela frente e que nossa constituição passe a ser cada vez mais executada e lembrada como a Constituição Cidadã e Democrática, democracia é linda, cidadania mais ainda, porem temos que aprender urgentemente o significado disso.


P.S.: Dia 5 de outubro é o Dia Nacional da Cidadania, a partir da PLS 20/09 (projeto de lei do senado) de autoria do Senador Papaléo Paes, e na qual resultou a Lei 2.267/10 sancionada pelo Presidente Luiz Inacio Lula da Silva em junho.

sábado, 2 de outubro de 2010

A Esfera da Energia


A cidade de Manaus, passa por um momento critico no fornecimento de energia elétrica oriundo, principalmente, do verão amazônico. Ocorre que com o aumento das temperaturas, e consequentemente da sensação térmica, é natural que aumente também o uso de aparelhos eletrônicos para tentar aliviar o calor, tais quais, ar-condicionados, ventiladores, purificadores.E não somente isso, as maquinas de uma forma geral tendem a consumir mais, pois tem que aumentar seu potencial de uso,assim seu trabalho aumenta, logo, o consumo de energia também.
Ontem dia 01 de outubro de 2010, a cidade passou por momentos de Caos total, uma forte tempestade deixou um grande rastro de destruição por onde passou, casas destelhadas, arvores tombadas, outdoors destruídos, engarrafamentos dignos de Sampa, e mais uma vez fornecimento de energia foi perdido. Tudo bem, ontem tem uma desculpa plausível, ocorre que ontem foi uma situação excepcional, e os outros dias? Aonde está um governo que passa sete anos e meio, e não consegue investir suficiente em fornecimento de energia? Uma cidade que dizem crescer a níveis asiáticos, não pode mais passar por tais situações constrangedoras, é inaceitável que ainda tenhamos que passar por noites mal dormidas e sendo castigados fervorosamente pelas carapanãs e pior ainda, pelo calor infernal que se faz sentir. E o mais preocupante, é que estamos às vésperas de uma eleição, se nem neste tempo eles fazem a famosa maquiagem politico-eleitoreira, imaginem quando não for essa época. Esse é um jogo de empurra, e a população não quer saber se a culpa é da esfera municipal, estadual, federal ou da esfera do Dragão (alusão ao desenho japones Dragon Ball), a sociedade quer respostas ao seu problema, soluções à uma verdade inconveniente,ou será que as autoridades estão esperando que recorram ao grande dragão Shen Long e seus desejos concedidos...