Blog Sempre Leal, é o blog onde as ideias estarao sempre fieis aos principios da Lealdade e ao compromisso com a verdade, lembrando que a verdade nao é absoluta, portanto se voce nao se agrada com essas tematicas...
sexta-feira, 4 de junho de 2010
Julgamento Imoral
Quando você está estudando no curso de Direito, aprende que nao existe somente as sanções juridicas, nao existem somente as sanções impostas pelo poder legitimado do estado, outrossim, existem as punições impostas pela sociedade, nas normas de trato social, ou mesmo nas normas de cunho moral.
Mas dai, sera que vale a pena ser condenado e punido por essa norma moral? o que é moral? aonde esta a imoralidade para ser punido? quanto vale isso? essas sanções muitas vezes doem mais que as sanções juridicas.
Nas sanções legitimadas pelo estado, o infrator sabe que fez algo errado,logo, tem que pagar pelo que fez, ou seja, esta na socieadade e tem que cumprir o que esta impõe como norma reguladora.
No entanto, o que pode definir uma punição moral? Para a esfera juridica, a sanção legitima é aquela que está inserida na lei, ou seja, partindo desse ponto de vista as punições morais, são ilegitimas, mesmo porque: "As idéias do bem e do mal - dizia Engels - diferem de povo para povo, de geração para geração, e, não poucas vezes, chegam a se contradizer abertamente".
Ou seja, o que é moral para uns, pode ser imoral para outros, assim, nao se deve punir uma ou mais pessoas, por uma conduta aparentemente imoral, tal qual uma gravidez, ate porque na sociedade atual, isso é mais comum do que se parece, fica ai o recado, antes de fazer qualqer julgamento, pense bem no que é moral ou antiquado, ninguem merece perder sua liberdade assegurada por ser jovem e ser pai ou mae, ou ate mesmo o direito de informação (outro preceito assegurado pela constituição), tomem bastante cuidado, isso é duro e doe bastante, imaginem uma mãe ser privada de várias coisas somente por estar gravida, isso nao pode mais ocorrer em nossa sociedade, mas infelizmente acontece pela falta de maturidade, e a tal 'honra', enquanto na verdade deveria estas estarem em primeiro lugar, e como eu digo, nao confundam juventude com molecagem, elas nem sempre estao intimamentes ligadas.
Se você conseguir não julgue, mas se for julgar...Não me julgue pelo o que você já ouviu falar de mim, não me julgue pelas minhas amizades, e nem pela minha aparência, não me julgue pelos meus atos, me julgue apenas pelas minhas intenções!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
muito bom :D
ResponderExcluir