Blog Sempre Leal, é o blog onde as ideias estarao sempre fieis aos principios da Lealdade e ao compromisso com a verdade, lembrando que a verdade nao é absoluta, portanto se voce nao se agrada com essas tematicas...
terça-feira, 24 de maio de 2011
A inércia dos estudantes e o conclame
Hoje em dia é comum os estudantes e jovens de maneira geral receberem criticas que afirmam sua inércia perante os acontecimentos sociais. A defesa de grande parte das pessoas contra esse argumento é que inexiste luta, porque inexistem razões para lutar.
É lastimável que existam pessoas com essa linha de pensamento, estes se fincam no pensamento errôneo sobre os movimentos estudantis e sociais, são pessoas que nem ao menos tem a coragem de fazer uma leitura da realidade social do seu país, ou mesmo de uma simples pesquisa sobre a historia das lutas sociais. Alguns pensam que as lutas só devem ser realizadas quando existe uma grande aberração histórica, ou quando um grupo de interesses mascarados tenta eclodir uma revolta social. As lutas da juventude não se restringem aos movimentos de maior valor histórico como as “DIRETAS JÁ” ou ainda os “CARAS-PINTADAS”. Esses movimentos representaram momentos históricos de grande conturbação, e se dissiparam com o ganho das suas causas, visto que sua manutenção descaracterizaria a sua finalidade.*
Contudo é imperioso ressaltar que as lutas estudantis têm uma historia muito maior e não se limita a esses dois episódios, principalmente no âmbito de suas regionalidades (como as lutas por passagens de ônibus mais justas, maior repasse nas instituições de ensino publico entre outros.). São varias décadas de lutas e essas conquistas não podem ser interrompidas, ressaltando que para caracterizar uma luta social não precisa necessariamente existir protestos nas ruas ou pintar suas caras como forma de conseguir aparecer e obter êxito.
Dessa forma, existe uma necessidade de conseguir visualizar as alterações na realidade, no momento social em que se vive, e partindo daí buscar novas técnicas e maneiras de fortalecer a luta por um país melhor, visto que é uma vergonha aceitar o argumento que os jovens estão parados por falta de motivações para a indignação. Não consigo aceitar o nível educacional brasileiro, não consigo aceitar o mando e desmando político-eleitoreiro, não consigo aceitar o derrame de dinheiro publico em interesses particulares, não consigo aceitar que nossos igarapés, rios e lagos pereçam com tanta poluição, não consigo aceitar o extermínio da oposição e falta de debate político, não consigo aceitar o judiciário entre os mais lentos do mundo, não consigo aceitar uma carga tributaria tão pesada que nos obrigue a trabalhar cinco meses só para suprir a falta de gerencia governamental, não consigo aceitar um país cheio de descasos e sua população inerte diante de tantas aberrações.
Conclamo a população a debater e usar seus meios adequados de atingir a maior parcela de pessoas para que sejam contagiadas com o vírus da indignação, para fiscalizar os parlamentares, para fiscalizar os agentes públicos, para surgir um pensamento critico moderno, aonde possam ter alem de suas dores diárias da vida pessoal, um lugar mais justo para viver.
Mas “péra lá maninho”, eu tou viajando!? Não, não estou viajando, não queremos um conclame aonde possa causar a desordem, queremos justamente, colocar ordem na casa, e hoje eu percebo que para ajustar as discrepâncias sociais, eu não preciso bater em ninguém, eu não preciso apenas cutucar o poder publico, eu preciso apresentar maneiras de solucionar, eu preciso olhar para dentro de mim e buscar como eu me encaixo na engrenagem da sociedade e de que maneira eu vou fazer essa maquina funcionar, tenho que fazer a minha parte na engrenagem ser a essencial para o funcionamento desta.
Assim sendo, não existe ninguém melhor para saber como se encaixar no funcionamento da “maquina sociedade” do que você que esta lendo este texto, faça sua reflexão pessoal e assuma o compromisso de transformar a sua sociedade da melhor maneira possível, ainda que em pequenos gestos, seja fazendo parte de movimentos estudantis, seja usando suas mídias sociais, seja educando os que estão ao seu redor, ou de varias outras maneiras.
*N.E.: atualmente existe um movimento denominado de caras pintadas, que nada tem de ligação com aquele belo movimento social de derrubada do presidente Collor, outrossim, trata-se de um grupo de Brasília que pretende ser a sede de abertura da copa do mundo 2014.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário